segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vida Urbana ...Sub-Humana - Por Suzy






Cidade que constroe, cidade que destroe, cidade percebida pela vida muito mais morrida que vivida, tanto pelo operário da construção, quanto pelo viciado, polícia, ou qualquer outro cidadão. Por muitas vezes fico a observar como por luzes da ribalta, que me retratam tanta frieza no caminhar, onde pessoas percorrem, trafegam quer seja pelas ruas, avenidas, nos coletivos, aeroportos e tantos outros locais em que simplesmente estão agrupadas, amontoadas, só por um instante em que logo mais vão seguir adiante, mas sem deixar umas para com outras nada que lhes façam lembrar, que ela não está só , que o planeta terra é habitado por outros iguais, e não por outra espécie insensível e desnutrida de qualquer afeição.

 Percebo ainda tantos foragidos que fogem de si próprio, misturando-se a multidão perdendo-se de si mesmo sem nunca mais se encontrar, que triste vida urbana. E, vejo ainda diante deste mesmo cenário sobre luzes holofóticas, os que se acham protegidos, e livres da violência dentro de suas gaiolas de concreto, empilhadas uma por sobre a outra estando, porém aprisionado e longe de uma vida alegre feliz e comunitária, lastimável vida urbana.                  

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Corpolatria o Ópio de Nossa Sociedade! - Suzy Costa

Por Suzy

Corpolatria...Narcisismo...Egolatria! Anorexia...Bulimia...Vigorexia! Onde vamos parar?



A semiótica da aparência, não tenho por intenção usar de  exagero de linguagem, torna-se hoje o elemento mais significativo de nosso valor cultural. Somos aceitos mediante a uma forma física  instituída, através dos meios de comunicação de massa, onde tem levado toda uma geração ao culto a beleza, ou seja, a idolatrar seu corpo.

 Outrora, homens eram valorizados por seu intelecto, em um tempo em que o saber era o sabor que muitos queriam apreciar ;em outros períodos pessoas se faziam notáveis por lutarem por ideais igualitários mediante teorias apresentadas, e vistas pela burguesia como utopia já que não seria de seu interesse qualquer perda, por serem eles os que detém a máquina de produção, mesmo assim, esses ideais faziam homens e mulheres inexoravelmente irrepreensíveis em seus objetivos; em outros momentos da história, pessoas se faziam brilhantes por exercerem diligentemente sua profissão pautada na ética. 

Entre tantas outras expressões dignas de serem imitadas, assim como se faz por necessário sobressair a maior entre todas as que mencionamos, é a de sermos piedosos, "E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo"( I Ts 1:6); Nos deparamos agora em tempos do apogeu ao corpo, em que a apoteose é a boa forma do físico consagrando homens e mulheres.

Quero gritar não posso sufocar, quantos mortos vivos vejo transitar, fico a olhar o saradão a passar exibindo seus músculos  para menina olhar, mais que preciso para ele mesmo contemplar. Ainda vejo assim, a loira siliconada passando toda armada com suas mamas infladas, só sendo desejada e por ela mesma cultuada, por sua performance implantada sem ser in natura.Vejo ainda transcorrer com seu novo jeito de ser, a quarentona que deixando de ser vovó passou a malhar, e exibir suas pernas malhadona. E, entristeço-me ainda mais com aquela jovem, vejam só! descaracterizada totalmente desfigurada sempre obcecada por um corpo esquelético, onde sua imagem reluz todo processo anoréxico. Onde vamos parar?

Sei que posso,  sei que podemos, o quê? Gritar, falar, ensinar, orar... Porém, tudo permanece na retórica, já que permanecemos nos nossos alojamentos, usando de uma perfídia aos ensinamentos do nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, que enquanto no mundo, tentou descortinar todos os vícios funestos de uma sociedade não tão dissemelhante a nossa, onde a reflexão das ondas sonoras de seus discursos se faz ouvir até os dias de hoje, e seus gestos e atos de amor ainda reflete naqueles que o buscam. Então, ser discípulo é ser congênere de seu mestre; a nossa frente está uma sociedade narcísica, o que fazer para mudar o jeito ególatra de ser!

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."( Rm 12:2)