Eu não poderia dar uma definição melhor do que a que está expressa
nestas palavras de Isaías: "Ai dos que são sábios a seus próprios
olhos e inteligentes na sua própria opinião!" Humanismo é a
crença na humanidade. E o interesse ape¬nas nos homens e mulheres, sem levar
Deus em consideração. Ele exclui Deus porque crê que os seres humanos são
suficientes em si mesmos. Esta é a verdadeira essência do Humanismo. O homem é
o centro do universo, e não há nada maior nem mais grandioso.
Existem dois tipos principais de Humanismo: o que é chamado de
"Humanismo clássico", o que significa que para sua direção na vida e
entendimento da mesma você não vai à Bíblia, mas retorna à literatura, à
filosofia, ao drama e à poesia gregos. Os humanistas clássicos são pessoas que
estudam os grandes autores gregos e conduzem sua vida de acordo com seus
ensinos.
Não é função do ensino cristão desacreditar os gregos. Eles foram
realmente grandes homens. O Humanismo, porém, clássico ensina que não há nada
além deles, e que se você desejar sabedoria deve retroceder ao pensamento e à
meditação dessas mentes gigantes do passado. Você os estuda e raciocina com
eles, e tenta entender o que pensavam e o que nos deixaram. Procura, então, pôr
aquilo em prática. Este é, no mundo presente, o modo de viver uma vida boa e
harmoniosa.
A outra forma que o Humanismo toma é a conhecida como "Humanismo
científico". O clássico representa o poético, o filosófico, e assim por
diante. Por outro lado existe a perspectiva científica, a abordagem que diz que
a resposta para os problemas do mundo não virá da filosofia grega ou poética
mas da percepção científica de todo o universo, incluindo os seres humanos.
Este é o mais moderno dos dois tipos de Humanismo. Ele reivindica ser
novo porque as descobertas são, no mínimo, comparativamente recentes,
retrocedendo pouco menos que uns 400 anos, no máximo. Ao investigar os
mistérios do universo e sua constituição, você descobre a verdade científica
sobre a vida, e, a partir daí, começa a trabalhar seu próprio esquema de vida.
Temos que examinar isso porque, aqui em Isaías, está dito que esta
confiança na sabedoria humana leva ao "ai". Mas vamos ser claros
sobre isso. Não é parte da argumentação pró-evangelho pregar a desvalorização
do intelecto. Na verdade, isto é o oposto do ensino do Evangelho. O Evangelho
dá muito valor ao intelecto. Que ninguém pense que o que Isaías quer dizer é
que não há nenhum valor em se ter um cérebro, ou na habilidade em usá-lo, ou no
entendimento, no poder da razão, e assim por diante. Não se trata disso. Não há
nada errado com o intelecto ou com o saber em si. Na verdade, a Bíblia diz-nos
que o mais alto dom que Deus deu a homens e mulheres no campo dos talentos -
não estou falando da alma e do espírito, mas de dons, - é o da mente, da razão
e do entendimento.
O que é verdadeiramente maravilhoso sobre os seres humanos é que eles
podem contemplar-se a si mesmos, analisar-se, avaliar-se e criticar-se a si
próprios. Este é um tremendo dom, segundo a Bíblia, dado por Deus. Então, não
devemos dizer nada que desvalorize o intelecto, a razão ou a mente. O pregador
cristão não é apenas um sentimentalista ou um obscurantista. Não é apenas um
homem que conta histórias e tenta divertir as pessoas. Ele está aqui para
raciocinar com elas, porque Deus lhe deu uma mente para ser usada. Mas, como
vou mostrar, a verdadeira explicação para o problema do mundo é o fato de que
as mentes se corromperam, e o homem não sabe como usá-la adequadamente.
Qual é, então, a atitude da Bíblia com relação ao Humanismo? E que,
conquanto esteja tudo certo com a mente, o entendimento e a razão, o erro das
pessoas está em colocarem sua confiança na mente. Elas têm tanto orgulho dela
que começam a adorá-la. Pensam que é suficiente em si mesma, e nada além é
necessário. O problema tem início quando começam a se gabar da razão e a
acreditar que, com sua mente, podem envolver o cosmos inteiro. Esta afirmativa
de Isaías define perfeitamente essa questão - "Ai dos que são sábios aos
seus próprios olhos." Eles se colocaram num pedestal. "Olhe para
mim" - dizem -, "não sou mesmo maravilhoso?" "Sábios a seus
próprios olhos, e inteligentes na sua própria opinião." Não há nada errado
em ser sábio, mas, se você for sábio a seus próprios olhos, estará em uma
situação muito perigosa. É excelente ser inteligente, mas, se você for
inteligente na sua própria opinião, estará sob a condenação proferida pelo
profeta.
Eu creio que isto ficou claro. Longe de querer dizer que não há valor no
intelecto, o que desejo é usar o pouco que tenho, e vou pedir-lhe que faça o
mesmo!
Por que Deus pronuncia um "ai" sobre aqueles que são sábios a
seus próprios olhos, e adoram seu cérebro e entendimento: os humanistas? A
primeira resposta é a de que esta é a própria essência de seus problemas e
males; esta é a causa principal de todos os males da raça humana. Leia a Bíblia
e verá que ela diz que este foi seu pecado original, e assim tem sido desde
então. A tentação que primeiro veio ao homem e à mulher, como já vimos, foi:
"Será que Deus disse?" (Gênesis, 3:1). Em outras palavras: Será que
Deus está tentando reprimi-lo? Estará tentando colocar-se entre você e o
conhecimento do bem e do mal? Será que está buscando esconder algo de você?
"Está" - disse o diabo -, "porque ele sabe que, se vocês
comerem do fruto, vocês serão deuses, terão entendimento, saberão tudo, serão
iguais a ele."
Este foi o primeiro pecado do homem, e tem sido a causa de todos os
males subseqüentes.
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